Skip to main content
Noticia

The Bateleurs na primeira parte de Dea Matrona

By Fevereiro 17, 2026No Comments3 min read
The Bateleurs Noticia 2026
The Bateleurs Noticia 2026

THE BATELEURS confirmados como banda de suporte das DEA MATRONA em Lisboa

A 8 de Março, a República da Música será palco do encontro entre a afirmação internacional das DEA MATRONA e a consistência crescente dos portugueses THE BATELEURS.

A dupla irlandesa DEA MATRONA sobe ao palco da República da Música, em Lisboa, no próximo dia 8 de Março, para apresentar o seu álbum de estreia «For Your Sins», e fá-lo-á acompanhada pelos portugueses THE BATELEURS, que asseguram a abertura de uma noite que promete afirmar a nova geração do rock europeu, feito de riffs muito diretos, de harmonias bem trabalhadas e de uma atitude que combina irreverência com elegância.

O público português teve recentemente a oportunidade de descobrir o carisma e a força do duo quando Mollie McGinn e Orlaith Forsythe subiram ao palco do LAV – Lisboa Ao Vivo, em Outubro. A receção calorosa confirmou o potencial da banda em território nacional e abriu caminho para este regresso em nome próprio. A abrir a noite estarão os THE BATELEURS, formação portuguesa que tem vindo a afirmar-se no circuito nacional da música ao vivo com uma abordagem que recupera a herança clássica do rock de inspiração setentista, filtrando-a através de uma identidade própria.

Com o recente «A Light In The Darkness», a banda aprofundou essa matriz estética, revelando uma maior maturidade composicional e cuidado acrescido na construção de ambientes e dinâmicas. No final, o disco confirma a capacidade do grupo para trabalhar melodias envolventes sem abdicar da crueza das guitarras e de uma secção rítmica sólida, que sustenta um repertório que ganha ainda mais dimensão em palco. Ao longo dos últimos anos, os THE BATELEURS têm vindo a reforçar a sua presença em Portugal, afirmando-se como um dos nomes mais consistentes da nova geração rock nacional, o que torna a sua presença nesta noite na República da Música não só pertinente, mas também representativa do momento que atravessam.