The Vintage Caravan

The Vintage Caravan

02 Outubro 2022 - LAV LISBOA AO VIVO (LISBOA)
1ª PARTE: Volcanova
ABERTURA DE PORTAS: 20H00
INÍCIO DO ESPETÁCULO: 21H00

  • PREÇOS BILHETES
  • 20 euros
  • CLASSIFICAÇÃO
  • M/6 anos

Entre a ousadia e a nostalgia, os roqueiros islandeses THE VINTAGE CARAVAN regressam a Portugal para apresentar a novidade «Monuments».

Impossibilitados, pelas razões óbvias, de entrar em digressão para promover o seu mais recente álbum de estúdio aquando da sua edição no ano passado, os islandeses THE VINTAGE CARAVAN vão por fim embarcar numa digressão europeia de promoção ao muitíssimo aplaudido «Monuments» ainda antes de 2022 chegar ao fim. O emergente trio – formado por Óskar Logi Ágústsson na guitarra e voz, Alexander Örn Númason no baixo e Stefán Ari Stefánsson na bateria – acaba de anunciar uma extensa rota pelo velho continente, que o vai manter na estrada durante um mês inteiro e o vai trazer por fim de retorno ao nosso país para uma atuação única, agendada para o dia 2 de Outubro, no LAV - Lisboa Ao Vivo. A primeira parte do concerto será assegurada pelos conterrâneos VOLCANOVA, que trazem na bagagem o seu segundo, e mais recente, álbum, intitulado «Cosmic Bullshit».

Com os seus riffs, licks e solos inspirados no rock dos anos 70, durante a última década os islandeses THE VINTAGE CARAVAN afirmaram-se como uma das mais interessantes e criativas propostas saídas do movimento retro rock. Apoiados numa estética que tem tanto de progressivo como de psicadélico, os três músicos criaram uma sequência de álbuns – a estreia homónima de 2011, «Voyage» de 2014, «Arrival» de 2015 e «Gateways» de 2018 – capazes de agradar até ao mais empedernido apreciador de música feita com guitarras e, a 16 de Abril do ano passado, regressaram finalmente às edições com o quinto álbum de estúdio, «Monuments», editado pela Napalm Records. Após inúmeras atuações de alta voltagem em festivais como o Roadburn, o Wacken Open Air e o Hellfest, assim como de uma tour a acompanhar os suecos Opeth, os islandeses pegaram em todos os elementos que os tornaram tão apelativos em primeira instância e criaram uma coleção de canções encantadoras que, entre o hard rock clássico e os blues, na encruzilhada entre a ousadia e a nostalgia, mostraram de uma forma irrefutável o amadurecimento que sofreram ao longo dos últimos anos. Dúvidas restassem, ficou ali a prova de que estas estrelas em ascensão sabem bem como colocar a sua marca pessoal numa sonoridade intemporal.

BIOGRAFIA THE VINTAGE CARAVAN

Baseando-se numa vasta panóplia de referências, que vão do rock'n'roll clássico ao heavy metal primordial, passando pelo rock progressivo, pelos blues mais roqueiros e até pelo boogie, os THE VINTAGE CARAVAN surgiram na Islândia já no final dos anos 2000 com uma sonoridade que combinava a bruma psicadélica das lendas Deep Purple com a força do stoner metal contemporâneo. Criado no ano de 2006 pelo guitarrista e vocalista Óskar Logi Ágústsson, pelo baterista Guðjón Reynisson e pelo baixista Alexander Örn Númason no município de Álftanes, o trio só começou a trabalhar de forma mais afincada três anos depois. No entanto, não mais pararam desde então, dedicando-se de corpo e alma à nobre arte de escrever grandes canções, apoiadas em riffs e melodias orelhudas, que têm tanto de retro como de intemporal.

Tocando ao vivo com tanta frequência quanto possível, os músicos trataram de aperfeiçoar o seu espetáculo de palco enérgico, enquanto iam simultaneamente gravando e lançando música de forma bastante profícua, sobretudo para uma banda 100% DIY. Em 2011, lançaram então o álbum homónimo de estreia, sucedido rapidamente por «Voyage» logo no ano seguinte. Originalmente disponibilizado apenas na Islândia, o segundo álbum dos THE VINTAGE CARAVAN acabaria por ser reeditado três anos depois, já após terem assinado um muito cobiçado contrato de edição com a Nuclear Blast, que também lançou o terceiro álbum de estúdio, «Arrival», em 2015.

Poucos meses após a edição desse disco, sofrem a primeira (e única) mudança de forma, com Reynisson a abandonar e a ser rapidamente substituído por Stefán Ari Stefánsson, que fez a estreia em estúdio com a gravação de «Gateways», de 2018. Foi esse o álbum que os manteve em digressão durante largos meses, tanto na companhia dos seminais Opeth como em nome próprio, sendo que os músicos passaram mesmo pela grande maioria dos palcos dos grandes festivais do género. Em 2021, voltaram finalmente às edições com «Monuments», que marcou a estreia na Napalm Records e os mostrou a solidificarem de uma vez por todas a sua posição como uma das bandas mais interessantes da cena rock do séc. XXI.

BILHETES

Locais de Venda: Ticketline.
Lojas: FNAC, Worten, El Corte Inglés, Turismo de Lisboa, ABEP, Ask Me Lisboa, Casino Lisboa, Centro Cultural de Belém, Fórum Aveiro, Galeria Comercial Campo Pequeno, Shopping Cidade do Porto, Time Out Mercado da Ribeira, U-Ticketline e Unkind.pt.
Internacional: Masqueticket.

Mais acerca de The Vintage Caravan