Halestorm

02 Dezembro 2023 - LAV LISBOA AO VIVO (LISBOA)
1ª PARTE: Black Veil Brides + Mothica
ABERTURA DE PORTAS: 19H00
INÍCIO DO ESPETÁCULO: 20H00
Duas décadas de carreira e cinco muito elogiados álbuns depois, os vencedores de um Grammy HALESTORM regressam a Portugal – muito bem acompanhados pelos BLACK VEIL BRIDES.
Peçam a qualquer fã de rock moderno para citar algumas das mulheres mais poderosas do género atualmente e Lzzy Hale provavelmente vai estar no topo da lista. Porquê? Primeiro porque tem uma das amplitudes vocais mais dominantes do hard rock do séc. XXI; depois, porque a forma como toca guitarra, é simplesmente excecional. Todo esse talento, coadjuvado pelo do irmão Arejay Hale, está espelhado nos HALESTORM, que formaram quando ainda eram adolescentes e, durante as duas últimas décadas, transformaram numa das mais bem-sucedidas bandas de hard rock da atualidade. Mais de duas décadas e cinco muito bem-sucedidos álbuns depois, os músicos norte-americanos vão fazer-se à estrada na Europa no final do ano e, pela primeira vez em dez anos, vão tocar também em Portugal. A 2 de Dezembro, os HALESTORM vão estar no Lav – Lisboa Ao Vivo, com os muito aplaudidos BLACK VEIL BRIDES como banda de abertura.
A vocalista/guitarrista Lzzy Hale e o seu irmão, o baterista Arejay formaram o HALESTORM quando ainda estavam no liceu, corria o ano de 1998. O guitarrista Joe Hottinger juntou-se a eles em 2003, seguido pelo baixista Josh Smith em 2004. Liderados pela carismática Lzzy, transformaram-se numa das bandas de hard rock mais bem-sucedidas do início do século XXI. Com um som agressivo, mas orelhudo, que colou nas rádios rock norte-americanas, têm feito digressões incansavelmente e já dividiram o palco com quase todos os seus parceiros mais populares do outro lado do Atlântico. Em 2013, foram presenteados com um Grammy para 'Melhor Performance Hard Rock/Metal' nos Grammy pelo single «Love Bites (So Do I)», do segundo álbum de estúdio, «The Strange Case Of...». Lançamentos subsequentes, como «Into The Wild Life» (2015) e «Vicious» (2018), mostraram que são tão adeptos de temas de rock musculado como de power ballads. Com Lzzy a fazer participações especiais ao lado de artistas como Daughtry, Apocalyptica, The Hu, Machine Gun Kelly, Black Stone Cherry, Seether, Adrenaline Mob ou Stone Sour, os HALESTORM foram de novo nomeados para um Grammy em 2018 e, no ano passado, lançaram aquele que é o seu quinto – e mais recente – LP, o muito elogiado «Back From The Dead».
Comprometidos com a expressão intransigente da tradição do hard rock e com a iconoclastia que tende para o quebrar de regras, os BLACK VEIL BRIDES são uma celebração transcendente do poder de afirmação da vida e da catarse antémica. Uma visão gótica, convocada pela primeira vez numa pequena cidade, por um miúdo isolado fascinado pela morte, pelo rock, pela teatralidade e por monstros (tanto reais quanto imaginários), são hoje uma instituição do metal pós-moderno e, atrás de si, arrastam uma legião de fãs leais e com ideias semelhantes um pouco por todo o mundo. O álbum «The Phantom Tomorrow», de 2021, deu origem ao single «Scarlet Cross» e à primeira entrada no grupo no Top 10 da Billboard. O EP «The Mourning», do ano passado, atingiu níveis de sucesso semelhantes, com «Saviour II» a juntar-se a um catálogo que inclui hinos como «Knives and Pens», que já regista mais de 160 milhões de visualizações só no YouTube, «Fallen Angels», que já foi certificado como ouro, e o recentemente platinado «In The End».
BIOGRAFIA HALESTORM
Os irmãos Elizabeth e Arejay Hale compõem o núcleo dos norte-americanos HALESTORM. O projeto começou a dar os primeiros passos no final de 1997 perto de York, na Pensilvânia, com Arejay na bateria e Elizabeth na voz e no teclado. Querendo expandir a sua sonoridade, a dupla convidou o seu pai, Roger Hale, para tocar baixo na banda e, após a primeira atuação, começaram a colaborar com diversos guitarristas. O processo de criação deu origem ao EP de estreia, «(Don't Mess With The) Time Man», em 1999, e, após mais alguns ajustes, a formação fica finalmente estabilizada com Josh Smith no baixo e Joe Hottinger na guitarra. Pouco tempo depois captam a atenção do produtor David Ivory e da Atlantic Records, duas peças cruciais no lançamento de «One For One», em 2006. Esse segundo EP, composto por cinco músicas gravadas ao vivo num espetáculo em Filadélfia, antecedeu a gravação da estreia homónima em longa-duração em 2009. Ao mesmo tempo, o quarteto manteve uma rigorosa agenda de digressões, que os viu darem mais de 250 concertos por ano, construírem uma reputação de respeito em palco e, em 2010, seguiu-se a edição de mais um registo ao vivo, «Live in Philly 2010». No ano seguinte surge nos escaparates um EP intitulado «Reanimate: The Covers EP», que, provando a versatilidade que caracteriza o hard rock do coletivo, reunia versões dos Heart, Guns N'Roses e Lady Gaga.
Aproveitando o balanço, lançam o segundo álbum em 2012, com «The Strange Case Of...» a transformar-se num enorme sucesso comercial e «Love Bites (So Do I)» a valer-lhes um Grammy na categoriza de 'Best Hard Rock/Metal Performance'. Em 2013, disponibilizam «Reanimate 2.0» (desta vez com versões dos Fleetwood Mac, Marilyn Manson e Daft Punk) e, em Abril de 2015, o terceiro álbum de originais, «Wild Life», produzido por Jay Joyce e precedido pelo single «Apocalyptic». O EP ao vivo «Into The Wild Live: Chicago» chegou em 2016, seguido no início do ano seguinte por um terceiro disco de covers, «Reanimate 3.0», com canções dos Whitesnake, Metallica e Soundgarden. «Vicious», o quarto álbum estúdio, foi editado em Julho de 2018 e rendeu mais uma nomeação para os Grammy graças o single «Uncomfortable». 2020 viu os músicos a lançarem um EP de seis canções, que apresentava versões simplificadas de cinco favoritos dos fãs e uma cover de «I Will Always Love You», e dois anos depois surgiu o quinto LP, «Back From The Dead». Produzido por Nick Raskulinecz com co-produção de Scott Stevens, já deu origem aos singles «The Steeple» e «Back From The Dead", com este último da transformar-se no sexto single da banda a alcançar o #1 das tabelas de 'Active Rock' do outro lado do Atlântico. No final de 2022, foi lançada uma edição de luxo do álbum, que inclui sete canções inéditas.
BILHETES
Locais de Venda: Ticketline.
Lojas: FNAC e bilheteira.fnac.pt, Worten, El Corte Inglés, Turismo de Lisboa, ABEP, Ask Me Lisboa, Casino Lisboa, Centro Cultural de Belém, Fórum Aveiro, Galeria Comercial Campo Pequeno, Shopping Cidade do Porto, Time Out Mercado da Ribeira, U-Ticketline e Unkind.pt.
Internacional: Masqueticket.
Mais acerca de Halestorm